Passeie com segurança com suas crianças no carro

Foto 1

Durante as férias muitos passeios passam a fazer parte do cotidiano da criançada. O carro é um dos veículos mais utilizados para locomoção no Brasil, de um lado pela precariedade do transporte público, por outro a comodidade e rapidez. É bom lembrar que para manter a segurança é necessário atender algumas regras de condução das crianças no carro.

Essas regras são baseadas na idade da criança e prezam pela sua segurança quando está dentro de um veículo. O uso dos assentos específicos para crianças e o uso do cinto reduzem em 60% os riscos de morte ou lesão grave, por isso não é à toa que a obediência dessas regras além de evitar multas, colabora para a segurança no trânsito. Não deixe de lado a revisão do carro cuja função também é de resguardar a segurança do motorista e passageiros, assim como escolher uma seguradora de confiança.

São três diferentes tipos de assentos fabricados para as crianças: o bebê conforto, assento conversível e o assento de apoio ou elevação. A escolha é de acordo com o peso, a idade e a altura do bebê. Essas, entre outras ações sobre segurança do automóvel você confere mais detalhes no site seguroauto.org.

Não somente no carro da família mas as conduções escolares devem seguir regras para a segurança no transporte. Ao contratar um serviço de transporte confira se o condutor segue as regras exigidas por lei, além disso é possível checar se o motorista está habilitado a realizar o transporte de crianças através dos sites de cadastros e condutores. Esses motoristas devem ter os automóveis inspecionados pelo Detran e preencher requisitos, como cintos de segurança em número igual à lotação do veículo, registro como veículo de passageiros, a habilitação do motorista deve ser a B e ele deve ter frequentado um curso de especialização.

Lembre-se que não há exceção, crianças com menos de 10 anos devem andar no banco traseiro, mesmo que o percurso seja curto. Nunca arrisque!

Outras precauções para evitar acidentes são recomendadas, não deixar a chave do carro em local de fácil acesso para crianças, a curiosidade pode levá-las a querer ligar o carro e um acidente grave pode ser a consequência. Ao sair de carro com os pequenos nunca os deixe sozinhos dentro do automóvel. Mesmo que você ache que o tempo será curto para sair e resolver algo fora, há inúmeras situações que podem ocorrer e o melhor é evitá-las.

Com essas medidas, curta as férias dos filhotes em harmonia e aproveite o tempo livre para bons momentos de descanso, inclusive passeando de carro.

Contribuição de Roberta Clarissa Leite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *