Comunicação no ambiente profissional

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A comunicação é essencial entre os seres humanos, inclusive no ambiente profissional, pois vivemos em uma época de muitas mudanças e as empresas passaram  a valorizar muito essa abertura, inclusive com os clientes.

Ser uma pessoa comunicativa no ambiente profissional é uma competência fundamental para os profissionais modernos e que almejam se dar bem no mercado de trabalho, mas isso não quer dizer que devemos ficar de “papo para o ar”.

As pessoas estão cada vez mais conscientes disso e buscam se aperfeiçoar nas habilidades de comunicação. Entre os objetivos, estão: melhorar o processo de liderança, melhorar suas relações interpessoais, aprimorar o contato com o público ou ter uma interlocução positiva.

Mas isso não é uma tarefa específica para pessoas tímidas, pois diversos executivos estão buscando programas e cursos com intuito de aprimorar as interações com diferentes situações e públicos. Sem contar os que buscam perder o medo de se pronunciar em público.

Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho

Independente de qual seja a sua profissão, é preciso que você saiba se comunicar de forma correta. Não tratamos clientes e chefes da mesma maneira, então cada pessoa procura uma atitude diferente e ignorar esse fato é um erro, pois poderá causar muitos desentendimentos, pretextos, erros e atrasar o seu desenvolvimento e rendimento profissional.

Nós dependemos da comunicação em tudo desde defender projetos, propor ideias, explicar uma estratégia, como vender produtos ou serviços, entre outros. Qualquer dessas atividades requer que consigamos expor argumentos coerentes e firmes, de uma forma clara e objetiva. Então, saber como conversar em diferentes situações do ramo profissional é algo fundamental para quem deseja atingir o sucesso.

Mas atenção! Comunicação não é somente saber falar bem, mas também ouvir. Para que você se expresse corretamente é preciso entender o que outra pessoa está falando e compreender o que de fato ela quer dizer.

Conheça algumas dicas para melhorar a sua comunicação no ambiente profissional

  1. Exercício

Algumas pessoas têm facilidade natural em se comunicar, outras encontram nisso a sua maior dificuldade. Para ter uma boa comunicação é preciso treino e prática e o essencial é ter sempre autoconfiança. Se os seus argumentos são sólidos e verdadeiros, não existem motivos para você ter medo de fracassar. Confiar em você mesmo é essencial e isso lhe transmite mais segurança.

2. Imagem

Não é apenas a nossa aparência que identifica nossa imagem em relação a alguém, mas também a nossa disposição social e simpatia que apresentamos. A melhor carta de apresentação que uma pessoa pode ter é saber conversar, ouvir, mostrar preocupação, simpatia e, é claro, lembrar dos nomes dos colegas de trabalho.

3. Tempo

Por mais que uma conversa seja importante, é bom que você procure o melhor momento para se expressar. Essa escolha poderá mudar toda uma situação, então não escolha os momentos mais tensos em que as pessoas se sentem pressionadas, cansadas ou irritadas.

4. Ferramentas

A comunicação pode ser também facilitada pelas ferramentas disponíveis atualmente. Grupos de empresários que precisam a toda hora resolver detalhes sobre investimentos, trocar informações e passar uma série de ordens e ajustar detalhes sobre determinado assuntos da empresa têm em mão a tecnologia e um exemplo são os celulares corporativos. Podem através dele facilmente ter uma reunião urgente ou solucionar ações através de conversas com vários funcionários ao mesmo tempo.

5. Clientes

Já para a comunicação que ajuda a construir a imagem da empresa é necessário um investimento em canais que possibilitem o diálogo com os consumidores. Por isso a facilidade na comunicação serve como ponte entre uma empresa e seus clientes, o uso do Pabx facilita essa abertura, assim como blogs, e sites que permitem o compartilhamento de opiniões e críticas.

Saber se comunicar no ambiente de trabalho e saber administrar a comunicação com o público consumidor só trará ganhos, pense nisso!

Dafna Obadia – escritora e assistente virtual paraense, dedica-se à Licenciatura em Letras na Universidade Anhanguera e Bacharelado em Direito na Universidade da Amazônia.

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