Atitude – Valor de ser professor

Estimule a atitude dos seus alunos

Professor, você estimula a atitude dos seus alunos?

É comum, quando dou Palestras para professores e abordo o tema Atitude, estes perguntarem como podem estimular a atitude dos seus alunos uma vez que são totalmente dependentes. Eles argumentam que explicam minuciosamente, dão o passo-a-passo e mesmo assim eles vêm a todo o momento perguntar se está certo, se estão fazendo direitinho ou se é assim que foi ensinado.

Na sequência pergunto: Mas você explicou direitinho? E o professor responde que sim. Pergunto também se ele ensinou o passo-a-passo e novamente me responde que sim.

Nesse momento argumento que com essa atitude ele está sufocando a possibilidade do aluno ter atitude, pois com todas essas orientações o aluno “anda” com o passo do professor e não com o próprio passo.

atitudeÉ fundamental que o professor estimule a atitude do aluno, e para isso não é preciso dizer exatamente como a atividade deve ser feita. Ele deve ter uma margem de liberdade para usar sua criatividade, sua espontaneidade além de ser uma forma de ele perceber se se apropriou do que lhe foi ensinado. Ao reproduzir exatamente como o professor indicou não terá essa oportunidade.

Outra possibilidade de estimular a autonomia é ao ensinar um tema novo. Normalmente o professor pede silêncio absoluto e determina que toda a atenção deve estar voltada para ele.

Atenção é algo que se conquista e não que se impõe. O fato de o aluno estar olhando para o professor não significa que ele está prestando atenção. O auditivo, por exemplo, não precisa olhar para o professor para prestar atenção, e muito menos o cinestésico. Mas quando o professor exige que todos olhem para si está, automaticamente, dispersando o auditivo e o cinestésico pois irão direcionar toda a atenção para a figura do professor e não para o que ele está falando.

Permitir interação, estimular questionamentos, pedir que o aluno expresse seu entendimento são possibilidades de estimular a atitude. Afinal, não é exatamente isso que queremos desenvolver nos nossos alunos?  Nosso objetivo não é formar alunos formadores de opinião, que saibam se relacionar, que saibam se fazer entender? Então precisamos permitir que eles ajam com autonomia, somente assim estaremos estimulando a atitude.

Valor de ser professor!

4 thoughts on “Atitude – Valor de ser professor

  1. Gostei muito do artigo, precisamos mesmo que os professores estimulem a atitude do aluno, estes devem utilizar a criatividade e raciocínio para fazer suas atividades, dessa forma estaremos criando indivíduos preparados para a vida que cada vez apresenta novos desafios. Obrigada e beijus, Wiz

  2. Olá sou Sandro Silva, professor de música e adorei seu blog. Também tenho um blog voltado para Educação Musical com texto que traz reflexões sobre a atuação do educador musical na sala de aula perante a aprovação da nova lei assim como ideias, planos de aulas e sugestões didáticas. Conheçam nosso site http://www.sonsmagicos.com.br ou nosso blog http://sonsmagicos.com.br/o-significado-da-musica-educacao-musical-e-cotidiano-escolar/

  3. Olá, excelente texto. A autora está de parabéns…Nós professores temos um papel importantíssimo na sociedade.
    Abraços, sugiro a leitura do blog: ticsdapedagogia.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *