B2W DIGITAL e CDI lançam TecEscola, projeto inovador de tecnologia para a Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro

CDI

Iniciativa de empoderamento digital vai incorporar a tecnologia ao planejamento e à prática de 150 professores em 50 unidades de ensino e beneficiar 15 mil alunos

A B2W DIGITAL, líder em comércio eletrônico na América Latina, e o CDI, organização social que há 20 anos usa a tecnologia para transformação social, lançaram hoje o TecEscola, um projeto pioneiro de empoderamento digital em 50 unidades de ensino da Rede Estadual do Rio de Janeiro. Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), a iniciativa visa capacitar 150 professores da rede para incorporarem a tecnologia ao seu planejamento e prática pedagógica.

“Por acreditar que a tecnologia é uma aliada importante no processo de ensino-aprendizagem, idealizamos esse projeto com o CDI. A educação é um dos pilares para o desenvolvimento de um país”, afirma Carlos Padilha, diretor da B2W Digital.

No total, 15 mil alunos serão beneficiados e entre os melhores, conforme desempenho serão selecionados 1,5 mil para formação em cursos de tecnologia com fins profissionalizantes, 150 em webdesign e 50 em introdução ao Java.

 “A partir de um dos principais agentes de mudança na educação, o professor, queremos criar um novo paradigma do uso da tecnologia em salas de aula e preparar os jovens para uso e apropriação desses recursos para desafios complexos contemporâneos. Vamos empoderar esse professor digitalmente para reprogramar o processo de ensino-aprendizagem a partir de meios digitais. Queremos torná-lo um facilitador do desenvolvimento dos alunos nas habilidades socioemocionais do século XXI, tais como resolução de problemas, comunicação interpessoal, co-criação, entre outras”, explica Elaine Pinheiro, CEO do CDI.

A iniciativa está ancorada a uma ferramenta de colaboração online desenvolvida pelo CDI exclusivamente para esse projeto. “A Plataforma CDI é de um espaço aberto e plural onde oferecemos ferramentas digitais que incentivam a construção a criação colaborativa entre professores. Utilizamos as novas tecnologias para conectar as inteligências individuais para a construção de uma inteligência coletiva capaz de Identificar desafios, oportunidades e criar soluções para o dia a dia na sala de aula. Nessa metodologia, o professor criará ciclos e trilhas de aprendizagem com atividades que vão potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Para o aluno, a ferramenta se apresenta como um espaço dinâmico, criativo e interativo de construção do conhecimento para a realização de seus sonhos tanto na vida pessoal quanto profissional” explica Christian Ramos, gerente de Conteúdo e Metodologias da organização.

O TecEscola contempla unidades de ensino localizadas prioritariamente no eixo Centro/Zona Norte da cidade, em regiões de vulnerabilidade social, sendo 30 em áreas de UPP. A iniciativa também abrange a Região Metropolitana, incluindo regiões como Bangu, Realengo e Duque de Caxias.

Segundo a diretora de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Maria Aparecida Jacomelli, “a Seeduc tem grande compromisso com a formação de jovens que se reconheçam cidadãos protagonistas, que se autodeterminem, que sejam abertos ao novo e à resolução de problemas, que se coloquem em busca do que desejam, tomem decisões qualificadas, estabeleçam objetivos e persistam nos seus objetivos de forma colaborativa, mesmo em situações adversas. Dessa forma, recebemos o projeto com muita euforia, pois suas premissas se enquadram e complementam as aspirações da Secretaria quanto ao oferecimento de oportunidades aos jovens do Ensino Médio”.

Sobre a B2W DIGITAL

A B2W DIGITAL é líder em comércio eletrônico na América Latina e opera por meio de uma plataforma digital, com negócios que apresentam forte sinergia e um modelo único de negócios, multicanal, multimarca e multinegócios. Conta com nove centros de distribuição localizados nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

A B2W DIGITAL possui um portfólio com as marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e SouBarato, que oferecem mais de 40 categorias de produtos e serviços, por meio dos canais de distribuição internet, televendas, catálogos, TV e quiosques.  A companhia oferece ainda, aos seus clientes, uma série de serviços, como vendas de ingressos pela internet por meio da Ingresso.com e serviços financeiros no Submarino Finance e na Digital Finance.

Sobre o CDI

O CDI é organização social que há 20 anos usa a tecnologia para transformação social, empoderando comunidades e estimulando o empreendedorismo, a educação e a cidadania. Por meio de 842 espaços de empoderamento digital, a Rede CDI está presente em 15 países e 16 estados brasileiros e impactou até hoje mais de 1,64 milhão de vidas. Essa rede global é coordenada e acompanhada por 24 escritórios regionais e Internacionais, estendendo-se aos lugares mais remotos do Brasil e da América Latina, beneficiando pessoas de diferentes faixas etárias, culturas, raças e etnias.

Parceiros do Educa Ja

2 thoughts on “B2W DIGITAL e CDI lançam TecEscola, projeto inovador de tecnologia para a Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *